Data: 20/01/2011
RESUMO O artigo trata da postura do professor em sala de aula paralelamente aos valores ligados a este profissional, mostrando por meio de conceitos éticos ligados a estes dois fatores (professor x valores). Apresenta contribuições de como resgatar algumas atitudes positivas em sala de aula e discute a necessidade de um compromisso de conduta. O artigo tem o objetivo de discutir/refletir sobre como deve ser a postura do profissional. No primeiro momento, veremos quais seriam os valores para uma prática educativa, após, a influência que estes valores exercem sobre os alunos e para concluir a conduta do professor com os demais colegas professores. Introdução A idéia de pesquisar sobre o tema "postura do professor em sala de aula", surgiu, após ter concluído o II estágio no ensino fundamental. Foram feitas reflexões durante o curso de pedagogia a respeito da postura, dos valores, da forma como o profissional da educação deve comportar-se dentro de uma sala de aula perante seus alunos e até mesmo como estas atitudes afetam o convívio com seus demais colegas educadores. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, publicado em 1997, a ética além de ser considerada um dos temas mais trabalhados pelo pensamento filosófico contemporâneo, é também um tema presente no cotidiano de cada um, fazendo parte do vocabulário conhecido por quase todos. Leia-se:
Estudos na área da psicopedagogia e da ética nos trazem algumas reflexões: a) Quais valores seriam necessários ao professor para atuar de maneira ética? Os Principais Valores Éticos para uma Educação de Qualidade Vivemos em uma época em que tudo depende do conhecimento. Acreditamos em uma educação de qualidade, pais protegendo seus filhos de todos os perigos, filhos tendo como exemplos de vida seus familiares, enfim, acreditamos em uma vida plena e digna de amor, carinho, respeito e cuidado. Porém, presenciamos diariamente na televisão, jornais e revistas absurdos como estupros, drogas que exterminam com famílias inteiras, valores como respeito, diálogo deixados no passado, estamos perdendo tudo isso sem nem ao menos nos darmos conta do perigo que estamos causando para as gerações futuras. Então surge na escola o personagem "professor" como última esperança para mudar o rumo de crianças sofridas que hoje já não conhecem mais o verdadeiro significado dos valores éticos que são tão necessários para a vida humana. A palavra professor vem de "professar", que, além de lecionar, significa "declarar publicamente uma convicção ou um compromisso de conduta". Os professores são líderes, os representantes dos modelos referenciais em que estudantes solidificam as suas bases. Segundo Reboul, A educação aparece como uma relação vertical, o sentido de que o professor se situa acima do aluno, o responsável, aquele que sabe acima daquele que ignora, o adulto acima da criança. Uma relação de autoridade, portanto, do professor, do examinador, da instituição? (Ibid.,p.53.). Este profissional da educação deve conter valores como humildade, bom senso, tolerância, alegria, esperança, comprometimento para que dessa forma possa fazer uma intervenção no mundo dessas crianças, e paixão por sua profissão. Ele precisa saber a dimensão real de sua importância nesse papel. Explicar esses valores é , portanto, muito complexo. Com base em Weber (2001) podemos compreender inicialmente que valores existem de forma objetiva, subjetiva e intersubjetiva. Os valores existem, são aprendidos racionalmente, submetidos à lei da lógica. Os valores nascem a partir das vivências do dia a dia. Qual seria a importância dos valores citados anteriormente para um professor ter qualidade na sua prática educativa? Devemos pensar na seguinte situação: um aluno no início do ano letivo, na turma de alfabetização espera ansioso por conhecer seu professor novo para começar seu processo de aprendizagem. Então, neste mesmo instante penetra a sala um ser arrogante, cheio de si mesmo, com ar superior aos seus alunos. Esta situação seria decepcionante e desestimuladora, portanto, a humildade se faz tão necessária a prática pedagógica para um professor que deseja ter uma atitude positiva em sala de aula como o autor Paulo Freire nos coloca a refletir:
É preciso desenvolver o amor, o carinho, o respeito com os educandos e a forma como os tratamos. Na busca de valores nos debatemos com o bom senso, onde nos vemos na docência cobrando tarefas semanais, cadernos esquecidos, folhas incompletas. O bom professor deve saber que isto tudo pode ter acontecido não somente por causa de um descuido do aluno, mas saber, que imprevistos acontecem, como : doenças , atrasos no trânsito ou simples razões emocionais e quando isso acontecer saber compreender e ajudar o seu educando auxiliado pelo seu bom senso na hora de educar. É o bom senso que vai nos ajudar nas reuniões com os pais, a respeito da formatura de seus filhos em que demoram a entrar em comum acordo. O bom senso sempre adverte de que há algo para ser entendido, compreendido mas não diz o que é. (FREIRE,1996). Ensinar também exige alegria e esperança estas duas possuem relação infinita. Freire nos emociona com a seguinte observação a respeito deste assunto: "A esperança de que o professor e alunos podemos juntos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos a nossa alegria." Assim, entendemos que a esperança é um valor intrínseco no ser humano. Qualquer professor que não possua esta característica está indo contra uma especificidade humana, pois somos seres em condição do inacabamento, devemos possuir a consciência de que a esperança faz parte deste processo formador. É necessário trabalhar a alegria em nossos corações, inundar com a força de uma alma guerreira, transformadora da realidade que a cerca, força esta que deve permanecer sempre presente no cotidiano das nossas salas de aulas. Ao ingressar no ambiente escolar devemos encher nosso peito com amor, carinho e alegria, fazer das indagações, dos problemas de nossos educandos também nossos. Acabar com nossos obstáculos que a própria vida nos coloca como, por exemplo, a falta de dinheiro, a falta de um lar em condições perfeitas de moradia... deve-se manter a alegria e a esperança pelo simples fato que no desempenho dessa função social, somos formadores de cidadões críticos, conscientes e também devemos nos impregnar com estes dois valores tão sublimes. Não menos importante o comprometimento. É impossível exercer a docência sem nos comprometermos por inteiro com a discência. "Não posso ser professor sem me pôr diante dos alunos, sem mostrar a eles com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar e de agir" (FREIRE, 1996). Fazendo isso não é possível escapar da avaliação dos alunos, por isso, é tão importante manter as atitudes que digo tão coerentes com as que faço. Quando temos diante de nós uma questão indagada por um aluno e não temos respostas devemos ser sinceros a ponto de dizer que não sabemos, mas que iremos pesquisar juntos nos comprometendo sempre com a verdade, mantendo uma relação ética entre educando e educador. Mas é preciso sempre manter o cuidado para que todas as questões não sejam sempre respondidas com "não sei" ou pode acabar passando a impressão de estar desatento com seus alunos. Freire acredita :
Neste sentido quanto mais envolvimento houver entre os dois seres no processo de aprendizagem mais eficaz será a conclusão do ensino. A Postura do professor como influência nos alunos Um professor, pode ter a crença que é importante incrementar o conteúdo de determinada disciplina por valores de saúde, respeito, conhecimento, paz, liberdade e responsabilidade social crítica face ao mundo competitivo que se vive. Na sua prática educativa ensina valores com base de concepção de mundo, de pessoa, de trabalho e respeito ao próximo. No entanto, percebe que os alunos e, até mesmo colegas, julgam insignificante tal atitude de ensinar valores, além do conteúdo da disciplina. Ante a este dilema, algumas vezes predomina, com mais força, um tipo de crença: ora do professor e outras dos alunos ou colegas, ou ainda, entre os valores percebidos, transmitidos, vividos e idealizados. Conforme Smolka,
Podemos notar através desta passagem o quanto o professor pode interagir e intervir no mundo infantil. Após ter adotado uma postura ética o professor passa a projetar estes mesmos valores para seus alunos que acabam assim por apoderar-se deles e transformando a realidade em que vivem. Muitos seriam os sentimentos criados por um professor que possui tal postura perante seus alunos como : Afeto, felicidade ,respeito,entre vários outros. A seguir veremos mais detalhadamente quais seriam estas mudanças ocorridas nos alunos em cada um dos sentimentos citados anteriormente. Existe uma grande divergência quanto à conceituação dos fenômenos afetivos. Na literatura encontra-se, eventualmente, a utilização dos termos afeto, emoção e sentimento, aparentemente como sinônimos. Entretanto, na maioria das vezes, o termo emoção encontra-se relacionado ao componente biológico do comportamento humano, referindo-se a uma agitação, uma reação de ordem física. Já a afetividade é utilizada com uma significação mais ampla, referindo-se às vivências dos indivíduos e às formas de expressão mais complexas e essencialmente humanas. Os aspectos afetivos e cognitivos reagiriam, portanto, a estímulos do meio externo e interno. Está claro para nós entendermos como afeta o fato um professor chegar à sala de aula estimulado, feliz , carinhoso com seu alunos, se a parte afetiva é tão estimulada pelo meio exterior no caso o professor . É preciso trazer a vontade de lecionar para junto de seus alunos , conseguindo assim conquistar seus corações estimulando-os cada vez mais para uma aprendizagem eficaz. O professor novato deve ter consciência deste papel e saber como sua postura irá influenciar seus educandos, para cada vez mais aperfeiçoar-se nas questões éticas e até mesmo profissionais. Um outro sentimento que acaba se tornando presente com estas intervenções pedagógicas seria a felicidade, a felicidade é um momento só nosso mas ao mesmo tempo nos envolveríamos totalmente com o outro num dado momento tornando este momento tão inesquecível para algumas crianças que hoje em dia nem conhecem mais este tipo de sentimento. Segundo Aristóteles, para ser feliz o homem precisa de amigos virtuosos, esse seria o professor na vida da criança. A felicidade é todo empenho direcionado à busca da realização. Um fato que expressa bem esta afirmação é ver uma criança de apenas 1 ano de idade , em uma turma de Berçário sentir a felicidade de dar os primeiros passinhos,conseguir comer a comida sozinha, entender o funcionamento do seu próprio corpo, a forma como ela tenta encontrar nossos olhos para ver a satisfação que sentimos com a realização pessoal dela e também não deixa de ser para nós também uma satisfação. Também segundo Aristóteles, a conquista da felicidade é a realização definitiva de uma trajetória humana, mas, como a busca e a persistência perduram por toda a existência, a busca pela felicidade é diária, constante. O nosso grande desafio é manter esta chama acesa em todos os educandos que passam ao longo do tempo por nós, mas, acredito que o principal seria conservar esta chama em nós mesmo professores assim seria mais fácil passarmos este sentimento aos nossos alunos. O autor Anselm Grün nos deixa uma frase para refletirmos sobre o poder do sentimento felicidade: "Para quem sente alegria/ felicidade em seu íntimo as coisas correm com mais facilidade na vida. Sua vida ganha novo sabor"(Grün,2006,p.7). Sabendo que estes sentimentos são tão importantes em nossa vida social devemos recordar também do respeito. É necessário ter respeito aos nossos educandos para que estes também exerçam tal valor com nós. Percebemos neste momento, que após termos todos estes valores incorporados em nossa postura humana ,profissional basta deixarmos fluir para o meio que nos cerca para que todos que estão a nossa volta sejam atingidos, já que os estímulos são eficazes. A Postura do professor x ambiente escolar A escola está inserida no contexto de mundo a compreensão do ambiente escolar considera, então, o mundo a partir das pessoas que organizam o espaço escolar. Para haver ambiente favorável aos educadores, se faz necessário o cumprimento das normas estabelecidas pela escola, valorizando a profissão e incentivando o intercambio entre todo o corpo diretivo, docente e demais funcionários da escola. O trabalho faz parte da formação humana e para aprender a sobreviver neste mundo a humanidade precisa de trabalhadores capazes de transformar a natureza para o próprio bem respeitando as dimensões bioéticas. Assim, todos estão interligados, professor, funcionários da escola, toda a estrutura educacional, é inevitável que a postura fora da sala de aula do professor irá afetar todo o entorno educacional. Segundo Abbagnano,
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Apresentação deste artigo abrem novos horizontes em busca do aprendizado.
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